Grupo 3

André Quiaios, Diana Ramos, Filipa Nogueira, Inês Nobre.

segunda-feira, março 15, 2010

Distúrbios de personalidade

     Carl Jung diz-nos “Uma personalidade é um todo vivo e individual, único e autómato, que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integração dinâmica de factores orgânicos, intelectuais, éticos, afectivos e sociais”. Quando se fala de personalidades fortes e fracas, quer-se dizer que as primeiras são pessoas de comportamentos solidamente não contraditórios e as personalidades fracas são pessoas com comportamentos bastante irregulares. Considera-se uma personalidade perturbada ou em distúrbio, quando os seus traços se tornam rígidos, excessivos, excêntricos e desadequados, impedindo uma adaptação saudável às mudanças do ambiente e ao bom relacionamento interpessoal.




     Existem 3 grandes grupos de distúrbios de personalidade:
  •  1º grupo: Neste grupo inserem-se os indivíduos caracterizados por deterem pensamentos estranhos, comportamentos excêntricos e uma tendência mórbida para o isolamento. Os Paranóicos, os esquizóides e as personalidades esquizotípicas são exemplos de pessoas que se incluem neste grupo.


  •  2º grupo: Neste grupo integram-se as pessoas que já se encontram doentes ou a quem não foi directamente feito o diagnóstico ou são pessoas que se sentem mal e não expressam os seus incomodativos mal-estares psíquicos, vivendo em perfeita confusão.


  • 3º grupo: Neste grupo incluem-se as pessoas com comportamentos estranhos e por estranhos compreendem-se comportamentos fora do normal que resultam em transtornos de personalidade.


     No primeiro grupo incluem-se os indivíduos esquizóides e esquizofrénicos.


     Esquizóide: Uma pessoa com este distúrbio de personalidade é caracterizado pela sua dificuldade de se relacionar com outras e o indivíduo sente dificuldade no desempenho de actividades sociais. São pessoas incoerentes, desinteressadas e desinteressantes. Os psicanalistas acreditam que resulta de uma relação mãe-filho instável.


     Esquizofrenia: Estes indivíduos têm comportamentos bizarros, tem graves dificuldades no relacionamento interpessoal, são indiferentes. Sofrem alucinações e delírios.


     No segundo grupo incluem-se os indivíduos histeriónicos, os narcisistas e as pessoas que sofrem de distúrbios dissociativos: Personalidade múltipla e fuga psicogénica.


     Histeriónica: É um indivíduo que gosta de ser o centro de atenções, tem comportamentos provocantes e de sedução sexual. Uma pessoa histeriónica tem muita dificuldade de lidar com a própria identidade.


     Narcisismo: São pessoas imaturas e egocêntricas, um narcisista revela um excesso de amor-próprio.


     Os distúrbios dissociativos representam um conjunto de alterações psicológicas em que a função psíquica se “desliga” da consciência e deixa de existir um controlo, existindo uma dissociação no que integra a actividade mental.


     Personalidade Múltipla: Distúrbio raro de dissociação da consciência em que o indivíduo revela a existências de múltiplas personalidades em períodos distintos. Neste distúrbio é frequente a existência de sentimentos contraditórios e são pessoas extremamente instáveis pelo que podem ocorrer mudanças de personalidade a qualquer altura.


     Fuga psicogénica: Forma de alteração da consciência, em que o individuo abandona repentinamente a sua casa ou o seu local de trabalho, assumindo uma nova identidade e não recordando a anterior. Neste distúrbio são frequentes as mudanças incompreensíveis de humor, sentimentos confusos em que predominam hesitação, indecisão e instabilidade.




     No terceiro grupo integram-se todos os transtornos de personalidade conhecidos e devidamente estudados.


     São exemplos destes transtornos de personalidade os seguintes transtornos:


• Anti-social;


• Borderline (limítrofe);


• Paranóide;


• Dependente;


• Ansiosa;


• Passivo agressivo;


• Obsessivo;


• Compulsivo;


• Evitante.