Grupo 3

André Quiaios, Diana Ramos, Filipa Nogueira, Inês Nobre.

terça-feira, março 02, 2010

Influência das experiências pessoais

     As experiências que cada indivíduo vive são condicionadas tanto pelo património genético como pelo contexto social e cultural em que está inserido. Essas podem marcar positivamente ou negativamente a nossa personalidade.
     A qualidade das relações precoces e o processo de vinculação na relação mãe-filho são fundamentais na estrutura e na organização da personalidade. As relações familiares influenciam a maneira como a criança vai desenvolver as suas capacidades cognitivas, linguísticas e afectivas, os processos de autonomia e de construção de valores. Na adolescência, a construção da identidade é também uma fase determinante para o desenvolvimento da personalidade.
    As ocorrências e os casos de morte de familiares, doenças, divórcios, encontros amorosos, mudanças de cidade, violência, etc são experiências que marcam a personalidade de um indivíduo. No entanto, o modo como cada pessoa encara os acontecimentos e o significado que lhes atríbui e a forma como os integra depende das suas características psicológicas, ou seja, são um reflexo da própria personalidade.

domingo, fevereiro 28, 2010

Influência do meio social

     O contexto em que estamos inseridos e as pessoas com quem estabelecemos relações contribuem para o desenvolvimento da personalidade uma vez que conduzem à aquisição de valores, atitudes, normas, comportamentos e construção de padrões de relacionamento com os outros.
     Uma personalidade é marcada por todo o processo de socialização em que a família assume um papel muito importante, pelas características e qualidades das relações existentes e pelos estilos educativos adoptados.
     É através do processo de socialização que o comportamento individual é moldado segundo os padrões de cultura de uma determinada sociedade. Muitas características da nossa personalidade são produto do meio social e cultural em que vivemos, resultando de um dever social, de obediência às normas, à moda, aos estereótipos, preconceitos, valores e hábitos de cada estrato sócio-economico, grupo profissional...
     Para além do contexto social (época e cultura com os seus padrões e normas) estamos inseridos em determinados grupos sociais (família, escola, grupo de amigos, trabalho) que, como agentes de socialização exercem uma forte influência na nossa forma de ser e de reagir e veiculam normas e padrões de comportamentos, atitudes, concepções  do mundo.    

 
   

Influência da hereditariedade

     O património genético que o indivíduo recebe quando é concebido determina um conjunto de características morfológicas e fisiológicas que o tornam único e que vão influenciar a personalidade, determinando também o sistema nervoso e o sistema endócrino que são fundamentais para descrever alguns comportamentos.
     A personalidade também pode ser influenciada pelas nossas características físicas: estatura, cor de olhos e de cabelo, etc., uma vez que influenciam o modo como os individuos se vêem a si próprios, e consequentemente, o modo como se relacionam com os outros: se são introvertidos ou comunicativos.


Factores que influenciam a personalidade- Introdução

     A formação da personalidade resulta de uma interacção contínua e dinâmica entre os sujeitos e os seus contextos de vida.
     Deste modo, é um processo gradual e complexo que se constrói ao longo do tempo e que depende da interacção de vários factores: biológicos, sociais e experiências pessoais.